Comportamento do consumidor de farmácia

Publicado em 23 de maio de 2024 | Categoria: Notícias

De acordo com a pesquisa do IFEPEC, o shopper de farmácia tem entre 26 e 60 anos e é predominantemente feminino.

O Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com a Unicamp, realizou a sétima edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil. Cerca de 4 mil consumidores em todo o país foram entrevistados presencialmente.

Valdomiro Rodrigues, coordenador do IFEPEC, participou do É de Farmácia e explicou como é o perfil do consumidor de farmácia.

“Desde 2016, a gente faz essa pesquisa anual. Na edição deste ano, nós percebemos que 70% dos shoppers estão na faixa de 26 a 60 anos e são predominantemente mulheres”, informa Valdomiro.

Ele disse que “o shopper, independentemente da sua faixa etária, está cada vez mais digital. Cerca de 27% dos entrevistados já compram por meios digitais. Portanto, é necessário que o varejista entenda que os consumidores mudaram os seus hábitos de compra após a pandemia da Covid-19 e crie modelos híbridos de atendimento”.

A pesquisa também revelou que o consumidor está cada vez mais atento aos preços dos itens da farmácia. De acordo com os dados, 88% dos shoppers disseram que o preço é o principal fator de atração. Por essa causa, é preciso desenvolver boas estratégias de precificação para fidelizar o cliente.

O levantamento ainda revelou que houve uma redução de 15% no tíquete médio. “Em 2021, o consumidor comprava, em média, três unidades na farmácia e gastava R$ 54. Já em 2024, esse valor caiu para R$ 47”, analisa Valdomiro. No entanto, a frequência à farmácia aumentou, o que justifica menos itens na cesta. Como vai mais vezes à farmácia, o shopper compra menos produtos por vez.

Em relação aos programas de fidelidade, 92% dos consumidores entrevistados disseram ter o programa em farmácias. Essa informação reforça a necessidade de os estabelecimentos desenvolverem melhor esse modelo, que proporciona uma espécie de “casamento” entre marca e cliente.

“Ainda existem farmácias que não se deram conta das transformações dos consumidores. Elas precisam conhecer os costumes e os hábitos deles. Se isso não for feito, elas tendem a desaparecer. Vale a pena repensar o atual modelo de negócio”, finaliza.

Foto: Freepik

Fonte: ASCOFERJ / Revista da Farmácia

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Comportamento do consumidor de farmácia"

Nenhum comentário até o momento.

Filiado a ABC FARMA e FECOMÉRCIO

SCS Quadra 4 Bloco A Lote 49 - Sala 605

Edifício Embaixador, Asa Sul

Brasilia / DF - Cep 70300-907

(61) 3226-0808 / 3226-0872

(61) 99649-2471

Interessado em nossos serviços?

Entre em contato e faça uma parceria de sucesso!